
A abertura do Circuito Brasileiro Maresia de Surf Amador de 2009 agita pela primeira vez o mar de Taíba, no Ceará a partir desta sexta-feira (13/03). Cerca de 150 atletas destaques de todo o país, de 11 federações, enfrentam três dias de disputas acirradas e muitas manobras nas categorias Open, Júnior, Mirim, Iniciante, Feminino Open, e Feminino Júnior. E a “briga” pelo título e quem sabe até pelo reconhecimento internacional começa cedo no Ceará.
No primeiro dia as baterias iniciam às 8h30, com a categoria Open, após a execução do hino nacional e a apresentação das equipes. Na seqüência, disputam os atletas das categorias Júnior e Mirim. A prova segue sem intervalos até o final da tarde, às 17 horas, mas sem a presença das mulheres no mar. Elas partem para as manobras somente no sábado, com a mesma programação, prova durante o dia todo. Já no domingo (15/03), segundo o diretor de prova Marcos Bukão, o dia será de finais e deve começar um pouco mais tarde, dependendo também do andamento do campeonato. “Se nos dias anteriores não tivermos interrupções, falta de energia, entre outras coisas, iniciamos as baterias da última prova da etapa por volta das 9 horas”, afirmou Marcos.
Mas antes do encerramento, os participantes e expectadores terão no sábado (14/03) à noite um momento de confraternização, com o show na praia aberto ao público, com as bandas Rebel Lion; Dona Leda e O Verbo. E no domingo serão conhecidos os campeões desta etapa. Seis deles podem integrar a equipe que vai representar o Brasil no VII Mundial Júnior na Playa de la FAE (Fuerza Aérea do Esquador), Salinas, no Equador, em abril. “Essa é a grande expectativa da estréia da temporada, que deve ser muito boa e disputada”, disse o diretor Marcos Bukão.
E é também um dos diferenciais do Circuito, que além de definir o ranking anual do surf no país, é usado como base das delegações brasileiras em competições no exterior. “É o início de tudo para o esporte no país. Os melhores aqui nos representam em eventos mundiais oficiais e se profissionalizam. O campeonato é essencial para revelar os surfistas mais talentosos da nova
geração”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Juca de Barros.
O evento já é consolidado no país como o principal da modalidade, com mais de 20 anos de sucesso, seis consecutivos com a Maresia (www.maresia.com), que aposta no baiano Marco Fernandez (Open), atleta da marca que confirmou participação. Além da etapa no Ceará, o Circuito terá em 2009 outras três provas em diferentes regiões e estados brasileiros: a segunda em São Paulo, na Praia do Guarujá (15/05 a 17/05); a terceira na Bahia, Prais de Batuba (21/08 a 23/08); e a última em Santa Catarina, no Balneário Camboriú (18/09 a 20/09).
A expectativa da organização para a edição deste ano é alavancar o esporte e superar os eventos anteriores, revelando ainda mais atletas brasileiros do surf. A primeira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem o patrocínio da Maresia. Além disso, conta com os co-patrocínios da Bad Boy, Shark Blocos, FC Pranchas, Movie Action, Pousada Complexo Marct, Hotel Vila Marola (www.hotelvilamarola.com.br), apoio da Federação Cearense de Surf, Top 16, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaría do Esporte, e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte; Cobertura: Revista Fluir e site: waves.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário